Mobilidade Acadêmica – experiências e considerações

Slides usados na palestra realizada no 3º Salão de Pesquisa e 2º Salão de Extensão 2013 do IFRS – Campus Canoas. Participação especial do aluno César Perdomo Purper, do curso Tecnólogo em Sistemas para Internet do Campus Porto Alegre, dando depoimento em tempo real via Skype, direto da Universidade de Limerick, em Limerick – Irlanda, onde desenvolve seus estudos atualmente pelo programa Ciência sem Fronteiras.

Lista de MOOCs

MOOC (Massive Online Open Courses) são cursos online, gratuitos oferecidos à população de forma ampla (bastante diferente do modelo tradicional de salas de aulas limitadas com 30 ou 40 vagas). Além do aspecto do conteúdo aberto, algumas características os diferenciam como avaliação de resultados(*) e oferta de certificados(*) aos participantes ao final do curso.

Universidades conceituadas

Plataformas

Internacionalização do IFRS

Slides da apresentação realizada no 2º Semináio Anual de Servidores – SAS em 18 de abril de 2013. Bento Gonçalves, RS.
2nd SAS - IFRS

Internacionalização do IFRS from Evandro Manara Miletto

Scientia Tec – chamada de artigos

Revista Scientia Tec A revista Scientia Tec está com chamada para submissão de artigos aberta até 12 de junho de 2012.
A revista Scientia Tec é um periódico semestral do Câmpus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, publicado no formato eletrônico, criado com a finalidade de publicar textos inéditos nas diversas áreas do conhecimento, sob a forma de artigos, relatos de pesquisa, relatos de experiência profissional, resenhas e comunicações de dissertações e teses.
A Revista, de natureza científica e multidisciplinar, tem por finalidade a divulgação de estudos e pesquisas de caráter original voltados à Formação Profissional Técnica, Tecnológica e Superior, e busca um perfil interdisciplinar em seus artigos e editoriais, enfatizando os aspectos multiculturais que permeiam o cenário da Educação em Ciência e Tecnologia no Brasil.

Cinema de graça?

Escola no cinema

Para quem é professor e adora a 7a arte, aí vai uma dica valiosa: associe-se no Clube do Professor – Escola no Cinema. (http://www.escolanocinema.com.br)
Sessões exclusivas para professores do ensino formal e informal, todos os sábados, nos cinemas da rede Unibanco Arteplex e Espaço Unibanco de Cinema.
A entrada é gratuita para o portador da carteirinha do Clube do Professor e um acompanhante. É necessário apresentar o RG com a carteirinha.
O acompanhante deverá estar presente para obter a sua cortesia.
Mais informações em http://www.escolanocinema.com.br/exibir_texto.asp?cod_texto=38
Abraços e bons filmes.

Projetos com o Canadá

Home page do CEGEP - Sherbrooke

O IFRS está intensificando as parcerias com as instituições de ensino canadenses. Visando estabelecer cooperação internacional de fato com o CEGEP de Sherbrooke, uma instituição cuja estrutura se assemelha aos Institutos Federais brasileiros, foi realizada no mês de novembro de 2011 uma missão institucional visando conhecer a estrutura canadense e apresentar projetos de interesse institucional com possíveis cooperação e complementação por parte do CEGEP. Participaram da comitiva também os professores Anderson Favero – Campus Rio Grande e Júlia Marques – Campus Bento Gonçalves, com a coordenação da Reitora Cláudia Schiedek Souza e a Pró-Reitora Adjunta de Extensão Gina Valent.

A agenda se iniciou com apresentação da instituição canadense e da brasileira, suas características e objetivos e o contexto cultural local. Posteriormente procedeu-se às apresentações dos campi e respectivos resumos dos projetos de pesquisa, ficando o restante da jornada destinada a reuniões de projetos e visitas às instalações.

Apresentação do IFRS Apresentação de projetos do IFRS

O projeto submetido inicialmente pelo Campus Porto Alegre, “Tecnologias aplicadas ao meio ambiente”, em colaboração com o Prof André Peres, Simone Kapusta e Telmo Ojeda, foi apresentado e subdividido em subprojetos. Outros projetos também foram apresentados visando possíveis contatos futuros com outros professores canadenses. A relação de projetos apresentados incluiu:

  • Urban Mobility – Profs Andre Peres e Evandro Miletto
  • Characterizing water quality through wireless sensors – Prof Simone Kapusta, Prof Magali Rodrigues , Prof André Peres, Prof Evandro Miletto
  • Biodegradation, Ecotoxicity and Bioremediation of 
Xenobiotics – Prof Telmo Ojeda
  • Biodegradation of petroleum – Prof Telmo Ojeda
  • Ecological Risk Assessment – Prof Karin Tallini, Prof Magali Rodrigues, Prof Simone Kapusta
  • Phytotoxic effects of Ateleia glazioveana Baill – Prof Márcia Bündchen, Prof Ângelo C.M.Horn, Vivian Bamberg Corassini
  • Films, Culture and the World of Work – Prof Cláudia Estima, Prof Jaqueline Donada, Prof Leniza Menda, Prof Renata Severo

Numa semana com intensa programação, foi possível conhecer a realidade do ensino do CEGEP Sherbrooke e alto nível das instalações e da estrutura do seu campus. Laboratórios equipados com dispositivos modernos estão a disposição dos alunos dentro de programas de estudo que preenchem toda a sua jornada acadêmica.

Apresentação do IFRS Apresentação de projetos do IFRS

O campus do CEGEP é composto por vários prédios representando os seus diversos departamentos e oferece também residência estudantil em um prédio inteiro destinado a esse objetivo, com toda a infra-estrutura necessária para hospedar 225 estudantes de várias partes do mundo.

Alojamento estudantil do CEGEP Dependências do alojamento estudantil do CEGEP

Em consonância com as políticas ambientais, a direção do CEGEP investe fortemente para se transformar em uma organização eco-responsável através do desenvolvimento de projetos sustentáveis. Isso implica uma série de medidas e ações adotadas em todos os níveis, incluindo a reutilização da água quente dos chuveiros para aquecimento do prédio, a transição do aquecimento de gás por energia elétrica (mais barata e com considerável custo-benefício), sensores de luminosidade em todas as salas, uso de dispositivos sintéticos (painéis refletores), uso da energia solar, uso do calor gerado por máquinas para calefação, promoção de iniciativas de carona e benefícios para o estacionamento – para integrantes do campus que dividem transporte e consequentemente diminuem emissão de CO2, convênio com transporte público viabilizando o uso gratuito de ônibus por estudantes do CEGEP, entre outros.

sistema para aquecimento no telhado sistema de aquecimento do campus

Os objetivos e benefícios deste grande projeto resultam em:
- diminuição da emissão de 2.700 toneladas de C02/ano (correspondente a 985 carros)
- redução do consumo energético em 38%
- economia anual na ordem de $ 300.000
- obtenção da certificação LEED
A cidade de Sherbrooke causa a impressão de um ambiente muito agradável aos visitantes. Com mais de 155.000 habitantes, tem um clima e estrutura de cidade grande, apesar da rotina bastante tranqüila. É recortada pelos rios Magog e Saint-François – além de diversos lagos, e com estações definidas oferecendo grande diversidade de esportes aquáticos durante o verão. O planejamento urbano, após as cheias no Rio Magog que causou o fechamento de empresas de fornecimento de energia no século passado, permitiu o desenvolvimento de barragens ao longo do seu curso que possibilita a cidade uma auto-suficiência energética, orgulhosamente relatada por seus habitantes.

Prédio da prefeitura Magog

A recepção ofertada pelos anfitriões foi primorosa. Durante os 3 dias de estada, várias atividades focadas foram planejadas e cumpridas à risca, contando com uma organização impecável coordenada por Martin Lambert e Sylvie Breault, ambos do serviço de internacionalização do CEGEP. Apresentações de projetos, visitas às instalações, reuniões com professores pesquisadores e diretores do CEGEP demonstraram a seriedade, o comprometimento e o interesse de fato em levar adiante as atividades de cooperação já iniciadas com o IFRS.

Mairie Magog

Os projetos deverão prosseguir após essa etapa inicial, com o estabelecimento de objetivos específicos e metas viáveis a curto prazo. Há previsão da chegada de uma comitiva do CEGEP para o junho/julho de 2012, momento para o qual devemos nos preparar para retribuir a recepção oferecida à comitiva brasileira e aproveitar o máximo para avançar nos projetos.
Slides usados na apresentação (.pdf ~ 8MB)

1ª Semana Acadêmica de Informática 2011

Semac Logo
A I Semana Acadêmica da Área de Informática busca integrar docentes e discentes dos três cursos que compõem a área: Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, Técnico em Informática e Técnico em Redes de Computadores. Mais dados sobre este evento encontram-se no Site da Semana Acadêmica.

12ª Mostratec no IFRS

A 12ª Mostratec – Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Porto Alegre – é um evento anual que tem como objetivo geral contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito dos Institutos Federais.
Mais informações podem ser encontradas no site da Mostratec.