Projetos

Projetos de Pesquisa em Andamento

Formação para a Inovação na Cultura Digital (doutorado)

Descrição: Esta pesquisa tem como tema central o desenvolvimento de sujeito inovadores no contexto da cultura digital. O objetivo principal é estudar o desenvolvimento cognitivo de sujeitos participantes em projetos criativos dentro de espaços maker. Espera-se, como resultado, comprovar a hipótese de que o desenvolvimento de projetos voltados à solução de desafios, em espaços do tipo FabLab (Laboratório de Fabricação Digital), é capaz de promover o desenvolvimento cognitivo de jovens e estimular-lhes a criatividade, capacitando-os para serem sujeitos de inovação.

Projetos de Extensão em Andamento

POALab – Laboratório de Fabricação Digital do IFRS Campus Porto Alegre 

Descrição: O PoaLab é um laboratório de fabricação digital baseado no modelo FABLAB criado pelo MIT no ano de 2001. Um Fab Lab (Fabrication Laboratory – Laboratório de Fabricação) é um ambiente de prototipagem de ideias visando inovação e invenção que abriga as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de novos objetos físicos a partir da criatividade de seus usuários.
O ambiente proposto disponibiliza equipamentos de prototipagem rápida tais como: impressoras 3D, fresadora de precisão e de grande porte (router), cortadora à laser, equipamentos eletrônicos como controladores, sensores e atuadores, equipamentos de marcenaria, soldagem, etc.
O ponto em comum na maioria dos equipamentos disponíveis é a possibilidade de criação de objetos físicos a partir de programas de computador capazes de representar estes objetos digitalmente (programas de CAD, vetoriais e/ou de modelagem 3D).
Os usuários do laboratório criam os objetos virtualmente no computador e utilizam os equipamentos de prototipação para criação física destes objetos. Os usuários são capacitados nas ferramentas computacionais e nos equipamentos permitindo que imaginem, projetem e fabriquem seus objetos.
Da mesma forma, considerando a vanguarda da tecnologia, os usuários são incentivados e capacitados para que incluam em seus objetos algum tipo de componente eletrônico através de controladores dotados de sensores e atuadores. A possibilidade da criação de objetos conectados em rede e capazes de comunicação é fortemente estimulada pelo ambiente dos Fab Labs. Nota-se então que estes laboratórios têm a capacidade de estimular a aprendizagem e o empreendedorismo local.

Projetos de Pesquisa Encerrados

ScrumEdu – projetos de aprendizagem baseados em Scrum

Descrição: O projeto aqui apresentado busca auxiliar os processos auto-regulatórios de aprendizagem desenvolvidos através de projetos de aprendizagem colaborativos. Com base em aspectos como abrangência do escopo e dinamicidade dos projetos e necessidade de coordenação das atividades desenvolvidas pelos alunos, acreditamos ser possível o uso de metodologías ágeis no gerenciamento de projetos de aprendizagem, especificamente a metodologia Scrum. Assim o projeto eduScrum, visa o desenvolvimento de uma ferramenta adaptada ao ambiente Moodle que sirva de instrumento de apoio à coordenação dos projetos de aprendizagem desenvolvidos de forma colaborativa.

A formação do sujeito inovador pelos cursos do IFRS-POA

Descrição: O potencial de inovação de um país tem se mostrado como fator determinante para o crescimento da economia e, consequentemente, melhoria das condições de vida da população. Entretanto, a inovação depende muito mais de pessoas do que de recursos tecnológicos. A pesar do Brasil, nos últimos anos, ter aumentado seus investimentos na formação de mão de obra qualificada, os avanços na geração de novos produtos ou processos são poucos quando comparados a outros países em desenvolvimento. Assim, questiona-se como estas pessoas estão sendo preparadas para serem profissionais inovadores ? Muito se fala em inovação na sala de aula, mas o que se tem feito em relação à formação do sujeito inovador ? Com foco na formação tecnológica oferecida através dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o trabalho que está sendo proposto tem como objetivos verificar como está sendo tratada a questão da inovação pelos cursos superiores do IFRS-Porto Alegre..

Construção de uma Plataforma para Comunidades Virtuais de Prática

Descrição: Comunidades Virtuais de Prática (CoPv) constituem um tipo específico de Comunidade Virtual de Aprendizagem, onde a aprendizagem se dá de forma colaborativa a partir da troca de experiências e, conseqüentemente, dos conhecimentos advindos da vivência e da prática nos tópicos abordados por aquela comunidade. As CoPv tem a web como plataforma de utilização, apoiando-se em ferramentas e serviços da Web 2.0, tais como blogs, fóruns, wikis, entre outros. Entretanto, estes recursos encontram-se dispersos, obrigando que os membros da comunidade criem contas de acesso para cada um dos serviços utilizados, o que por vezes, desestimula o uso de determinado recurso. Nesse sentido, o presente projeto visa desenvolver uma plataforma (baseada no ambiente virtual de aprendizado (AVA) Moodle) para uma comunidade virtual de prática em desenvolvimento de sistemas para Internet. Para tanto, será necessária a instalação e adequação do ambiente Moodle às necessidades específicas da comunidade, o que inclui o acoplamento de novos módulos ao ambiente e, possivelmente, o desenvolvimento de soluções, tais como um sistema de controle de versões de arquivos, muito utilizado no desenvolvimento de sistemas de informação..

Analisando interface de objetos de aprendizagem

Descrição: Capacitar professores e alunos envolvidos no projeto e uso de objetos de aprendizagem a avaliarem criticamente a interface de objetos existentes nos repositórios nacionais de objetos com ênfase em usabilidade..

Implantação de uma Fábrica de Software em um Ambiente Acadêmico

Descrição: O projeto Fábrica de Software do IFRS-POA visa implementar uma fábrica de software acadêmica no contexto dos cursos Técnicos de Informática e Superior de Tecnologia Em Sistemas Para Internet. Ao aplicar os conteúdos trabalhados em disciplinas dos cursos, oportuniza aos alunos a experiência prática necessária como fator diferencial na sua formação. O projeto tem prazo de nove meses, ao final dos quais espera-se obter uma definição do modelo de Fábrica de Software a ser implantado no IFRS-POA e o desenvolvimento de um software piloto capaz de coletar dados, a partir de uma pesquisa sobre o perfil sócio-econômico dos alunos ingressantes, os quais irão auxiliar na definição de políticas de assistência estudantil do IFRS-POA. Em função do escopo do projeto e do curto espaço de tempo para o desenvolvimento do software, optou-se por empregar a filosofia de desenvolvimento ágil de software, cujos princípios enfatizam: a comunicação direta entre desenvolvedores e clientes, o desenvolvimento incremental e iterativo, a entrega freqüente de executáveis e a redução e simplificação dos documentos.

Usability Lab

Descrição: O Usability Lab é um projeto de parceria entre a HP Brasil e a FACIN-PUCRS. Neste projeto pretende-se aprofundar estudos relacionados à antecipação da avaliação de usabilidade e extração de métricas de usabilidade bem como à integração de aspectos de usabilidade a métodos ágeis.

PMM – Plataforma Multimídia Modular

Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento do middleware e de aplicações para uma plataforma multimídia modular, com recursos de gravação de vídeo digital e interatividade, ou seja, uma unidade que pode gravar programas de televisão usando mídia digital (disco rígido ou memória) e que tenha possibilidade de interatividade com a Internet e com a emissora de televisão. O código-fonte será baseado em arquiteturas de software-livre, a fim de facilitar o desenvolvimento de extensões e a portabilidade para esse sistema.

Desenvolvimento de Agentes Inteligentes para Gerência de Redes de Computadores

Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal à aplicação de técnicas de inteligência artificial para auxiliar nas atividades de gerência de redes.

Projeto Campus Global

Descrição: Projeto que promoveu o desenvolvimento de tecnologias de suporte a implantação de uma Universidade Virtual dentro da PUCRS

Projetos de Extensão Encerrados

Programa de Extensão Comunidade de Prática em Inovação e Educação do IFRS-POA
Descrição: Este programa visa desenvolver ações focadas na formação continuada de professores
Situação: Em andamento Natureza: Projeto de extensão
Integrantes: Karen Selbach Borges (Responsável); ; Márcia Amaral Corrêa de Moraes; Aline Grunewald Nichele

Projeto Professor Digital – Preparação de professores para a Cultura Digital no contexto do Programa UCA
Descrição: Esse projeto tem por objetivo oferecer cursos para capacitação de professores da Rede Pública de ensino para trabalharem dentro do contexto de cultura Digital, utilizando para tanto as ferramentas computacionais disponibilizadas no programa UCA (Um Computador por Aluno),

Programa Fábrica de Software Acadêmica
Descrição: A Fábrica de Software Acadêmica do IFRS-POA é um programa de extensão que busca contribuir de forma significativa para a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Através do ensino os alunos envolvidos terão a oportunidade de aplicar os conteúdos trabalhados em sala de aula, podendo também desenvolver seus trabalhos de conclusão de curso ou estágio obrigatório. As diversas linhas de pesquisa existentes no IFRS-POA, poderão contar com o apoio da Fábrica para ações de consultoria e desenvolvimento de soluções de software. Os alunos poderão, ainda, participar do projeto de extensão de Residência em Desenvolvimento de Software, onde terão a oportunidade de vivenciar a experiência de trabalhar em um ambiente similar ao encontrado nas empresas de TI (Tecnologia da Informação).

Uso da Plataforma Moodle – Interface do Professor
Descrição: Este projeto visa a capacitação dos professores ingressantes no IFRS-POA para o uso da plataforma Moodle da instituição

 

2 respostas a Projetos

  1. Olá Profª. Karen, estou lendo e estudando muito sobre SCRUM e EDUSCRUM. Gostei da sua abordagem e sinto falta de mais materiais aqui no Brasil sobre o assunto. Poderíamos manter contato? Será que você tem ou pode indicar bons materiais em português (uma limitação minha, por enquanto) principalmente do uso do EDUSCRUM. Parabéns pelo excelente trabalho e obrigado de antemão.

  2. Paulo disse:

    Muito interessante a abordagem. Dificil encontrar bom material sobre Agile e Scrum como esse.

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